15 de set. de 2008

Quero fazer igual você, tirar fotos

O sol do meio dia estava pouco convidativo. Fotografava o mutirão de limpeza do Rio de Ondas e Rio de Pedras em Barreiras, aquela altura, sentado à sombra de uma velha moradora de sua encosta. Estava a procurava da melhor regulagem para registrar o descarregar de mais entulhos e dejetos daquelas águas.

Sem que percebesse, um sorriso moleque se agigantou a minha esquerda. Os olhos brilhantes do menino logo procuraram à tela da câmera fotográfica. Queria ver as fotos. Comentá-las. “Que legal” disse em tom eufórico.


Carlos Eduardo tem apenas 7 anos. A descoberta se deu com poucos minutos de conversa. Estava molhado e batendo os dentes da boca. Viera sozinho se refrescar nas águas do Rio de Pedras. “Minha mãe está em casa, eu moro aqui perto” disse. Enquanto fotografava, arrisquei novas perguntas ao garoto:

- Então, você gosta de fotografia? – Para meu espanto, o menino de pele morena confirmou o gosto e afirmou possuir uma máquina. A curiosidade pela revelação me colocou na condição de interrogador. “Onde está sua máquina”. Carlos Eduardo, disse em tom de tristeza que sua câmera estava em casa, porém faltava dinheiro à família para comprar pilhas novas.
Conversamos por mais alguns minutos. Oportunidade que o garoto confidenciou seu desejo para o futuro. “Quero fazer igual você, tirar fotos”. O pequeno menino descalço, sem camisa e vestindo uma pequena bermuda vermelha me acompanhou por algum tempo. Arriscou comentários e não escondeu o sorriso sempre que via uma nova foto.

Horas depois enquanto avaliava o material coletado, fiquei a pensar o quão egoísta fui com o pequeno Carlos Eduardo. Não oportunizei uma foto sequer ao garoto. Por mais molhado que estivesse depois de banhar-se as margens do Rio de Pedras, uma simples foto poderia ter aguçado ainda mais o desejo infantil do menino se tornar fotográfo. Resta-me manter a esperança no futuro do garoto, independente do que ele vier a ser quando adulto.



Fotos: Anton Roos

Um comentário:

Blog da Bruna disse...

Muito me emociona seu relato sobre o menino Carlos Eduardo, o aspirante fotógrafo pode dar certo, pois o principal para se tornal um é ter a vontade que ele tem. Talves um oportunidade deveria ser dada a esse garoto.