28 de nov. de 2008

CLÁSSICOS: “Jazz segundo Mercury, May, Taylor e Deacon”


Quando comprei esse disco nunca tinha ouvido nenhuma de suas faixas. Na época eu simplesmente gastava parte dos meus ganhos com novos discos. Conseguia ouvi-los. Gastava horas ouvindo meus discos. Também não dava muita atenção para o tal do jazz. Não me imaginava ouvindo um disco de jazz. Até achei estranho: Queen e Jazz. O que pode render essa junção?

Outra: sou fã da década de 1970. Tanto que considero o produzido e criado musicalmente tem origem naqueles anos a nata da nata. O Queen naquela época era verdadeiramente rock n´roll. E era pesado. Como era. Os dois primeiros discos da "rainha" tem muito da chama heavy metal. O Sheer Heart Attack também. Muito. Jazz foi lançado em 1978, depois do clássico News of the World. Responsabilidade grande, afinal foi no “news” que foram lançadas “We Will Rock You” e “We are the Champions”. Só.


[ As modelos como vieram ao mundo durante as gravações do clipe de "Bicycle Race" ]


A primeira faixa de Jazz, “Mustapha” é pesada, e apresenta Freddie Mercury no melhor de sua forma cantando umas melodias que apesar de estranhas mesclavam inglês com árabe ou seja lá que idioma. “Fat Bottomed Girls” e “Bicycle Race” talvez sejam os hits do play. O refrão da primeira deve ter feito a cabeça da turma que décadas depois estourou com as boy bands. O clipe de promoção da segunda reuniu centenas de modelos nuas montadinhas em bicicletas para um belo e refrescante passeio. Intrigante e para a época quase um ultraje.

De resto, destaques para “Let Me Entertain You” e a melhor de todas: “Don´t Stop Me Now”. Explicar essa canção é simplificar a experiência de sua audição. Contagiante é o mínimo que se pode dizer. Dançante sim, mas nunca piegas, clichê ou capaz de fazer um cara barbado não mexer os pés e soltar um sorriso. Certa vez, li que a letra desta canção de Mercury faz alusão as suas vontades sexuais. Quem se importa? Sempre achei que o sentido de uma canção quem faz é o ouvinte. E nisso, “Don´t Sotp Me Now” é um ótimo remédio para tardes chuvosas e nauseantes.

Em tempo, o que ainda resta do Queen está no Brasil para alguns shows. A banda gravou um novo álbum de estúdio com o vocalista Paul Rodgers (ex-Bad Company) depois de 17 anos do falecimento do seu líder e mentor Freddie Mercury.

Track list de Jazz
"Mustapha" (Freddie Mercury) – 3:01
"Fat Bottomed Girls" (Brian May) – 4:16
"Jealousy" (Freddie Mercury) – 3:13
"Bicycle Race" (Freddie Mercury) – 3:01
"If You Can't Beat Them" (John Deacon) – 4:15
"Let Me Entertain You" (Freddie Mercury) – 3:01
"Dead On Time" (Brian May) – 3:23
"In Only Seven Days" (John deacon) – 2:30
"Dreamers Ball" (Brian May) – 3:30
"Fun It" (Roger Taylor) – 3:29
"Leaving Home Ain't Easy" (Brian May) – 3:15
"Don't Stop Me Now" (Freddie Mercury) – 3:29
"More That Jazz" (Roger Taylor) – 4:16

Nenhum comentário: