17 de fev. de 2010

O cabeleireiro que merece amarelo

Como faço todo ano, assisti a apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. É a única coisa que vejo do carnaval. Pela televisão e in loco. Não gosto da festa de momo.

Durante a apuração, entre a leitura de uma e outra nota, resolvi que precisava cortar o cabelo. Não que tenha muito que cortar, mas, embora mais calvo que cabeludo preciso manter a aparência.

Obrigações da vida adulta.

Assim, fui até o cabeleireiro. No salão que frequento são três os responsáveis pelo corte de cabelo. Para minha sorte, cheguei e logo fui atendido. Sentei confortavelmente na cadeira, vesti o avental e relaxei. Meu corte não durou mais que vinte minutos. Há tempos suspeito que os cabeleireiros que cortam meu cabelo, penteiam e cortam demais. Sem necessidade. Enrolam.

Fazem cera.

Igual o goleiro que vai bater o tiro de meta na final do campeonato com o placar de 1x0 favorável. A diferença é que o cabeleireiro não é punido com cartão.

A história é mais ou menos a seguinte: um corte que poderia ser feito em dez minutos, eles fazem em vinte. Sinto-me menor. Olho para o lado e todos tem mais cabelo que eu. Seus cortes demoram trinta minutos. O meu, com muito custo, vinte minutos. O olhar do cabeleireiro não mente. Ele não esconde o descontentamento em cortar um cabelo tão ralo. Faz o serviço como se dissesse, lá no fundo do seu âmago:

- Esse eu corto até de olhos vendados.

No fim das contas, não posso fazer nada. Nem chiar. Nem reclamar. Não tenho cabelo para tanto e o preço é o mesmo para calvos e cabeludos. Quando se chega nos trinta é preciso fazer com que algumas escolhas se perpetuem. Entre elas, escolher o cara que vai te cortar o cabelo periodicamente.

2 comentários:

Unknown disse...

"Fazer cera", "Embaçar", "Cozinhar Galo" é nada mais do que uma verdadeira arte... Poucos conseguem fazê-la de forma tão primorosa que chegam a ser imperceptíveis... Pelo que vi, não é o caso do seu barbeiro...

Quantos aos cabelos, ou a falta deles: sempre existe um charme!

Blog do Claudio disse...

Bueno, pelo menos tu tens o teu periódicamente para encerar tuas penugens, rs. E eu que não consigo frequentar mais que dois cortes. Sempre acho que no segundo, não sai nada a ver com o primeiro e mudo "aparador". Bueno domingo passado, não me contive, estava fazendo a barba e lembrei; bah vou ter que ir ao cabelereiro. Que nada, passei a máquina na três, e me senti um pouco mais feliz. Sem cabelo algum. Hoje acordo e não me preocupo com penteado algum. Tenho dito.