6 de out. de 2009

Reverso Revolver: o som que vem do sul


Madrugada em Porto Alegre. A capital gaúcha vive mais uma noite de temperatura abaixo dos 10º. O frio, no entanto, não impede que a banda Reverso Revólver, formada pelos músicos Saymond Roos (voz e guitarra), Felipe Zancanaro (guitarra), Marcelo Mendes (bateria) e João Augusto, o Jojó (baixo) realize mais um ensaio preparativo para a maratona de compromissos das semanas seguintes. Já no apartamento de um dos integrantes, o grupo acerta as últimas questões antes do show de lançamento do primeiro vídeo clipe (realizado no último dia 28 de setembro na capital gaúcha), e a breve turnê longe de casa, com shows em Brasília, 08, e Luís Eduardo Magalhães, 09 de outubro.

Ainda em promoção ao EP “Setembro”, os quatro músicos comemoram a gravação do primeiro registro audiovisual do conjunto, curiosamente para a música que dá nome ao mini disco. “Tudo começou numa conversa descontraída com alguns amigos em um bar aqui de Porto Alegre. Entre uma cerveja e outra surgiu à idéia de gravar um clipe”, conta Felipe Zancanaro, guitarrista do grupo. Pela descrição do músico, a sorte parecia mesmo estar ao lado dos rapazes. Entre os amigos presentes na conversa de boteco, Zancanaro conta que alguns deles eram membros da Baixada Nacional Filmes, uma produtora de vídeo da capital, Porto Alegre.

O passo seguinte, diz Felipe, foi trabalhar na escolha, produção e roteiro do vídeo clipe de “Setembro”. “Depois de algumas reuniões quase intermináveis falando sobre lutas de espada, jogatina e explosões para ilustrar o clipe, achamos coerente trocar isso tudo por um registro da banda tocando mesmo, em um espaço que fosse bem amplo” pontua o guitarrista. O clipe, conforme relata Zancanaro, foi gravado num sábado gelado em Porto Alegre e contou com a participação de 20 pessoas que trabalharam por quase 12 horas, tudo para no final subtrair os cerca de três minutos e meio do vídeo completo.

Ecléticos por natureza - Quando perguntando sobre a ideia da banda para divulgação e promoção do vídeo, depois de finalizado, Felipe é taxativo. “O objetivo agora é mostrar um pouco mais da cara e das características musicais da banda para um público mais abrangente”, encerra. A musicalidade do quarteto é outro assunto que merece destaque. Embora mergulhados no universo do rock n´roll, os quatro não escondem o gosto pela música eletrônica e principalmente pela música brasileira. “Transitamos naturalmente por bandas que mexem com nossa criatividade”, diz o vocalista e também guitarrista, Saymond Roos. Essas influências passeiam de Radiohead, Blur e The Strokes à Cartola, Chico Buarque e Frank Sinatra.

Com um leque de influências tão abrangente, nada melhor que perguntar como eles próprios descreveriam a musicalidade da banda. O vocalista não precisa mais que 30 segundos para dar a resposta certeira. “O som da banda é algo entre o lirico-brasileiro e o bronco som distorcido, com algumas pitadas de experimentalismos aqui e ali”, pondera o músico.

Próximos passos - Embora em processo de divulgação do vídeo clipe, os quatro músicos já sabem o que querem fazer para o futuro próximo. Saymond conta que a banda pretende gravar um novo EP ainda em 2009. Segundo ele, o grupo não acha pertinente lançar um disco completo, visto que a maioria dos fãs do conjunto conheceu a banda pela internet. “Temos algumas músicas prontas para o próximo EP. Algumas delas já estão no nosso repertório e o pessoal de Brasília e Luís Eduardo vão poder conferir em primeira mão nos shows que fizermos por aí em outubro, como “Val”, “E disse que sabia demais”, “Veneza” e “Strato”, observa.

Antes que os primeiros raios de sol abençoem a capital gaúcha e o chimarrão esfrie na cuia, sinto-me na obrigação de fazer uma última pergunta. O nome da banda é passível de várias interpretações, qual seria o significado real do nome “reverso revólver”? A resposta, simples e direta, parece resumir o que o espírito do conjunto: um palíndromo sonoro. Pois bem, para uma banda única que aos poucos vem galgando seu lugar no cenário indie rock brasileiro, realmente, o sentido é o mesmo se lido da esquerda para direita ou da direita para esquerda. O que importa mesmo é que a Reverso Revólver vem aí, e pra ficar.


***


A banda Reverso Revólver se apresenta na Avenida Lounge em Luís Eduardo Magalhães na próxima sexta-feira, 09 de outubro, a partir das 23h.


Assista o video clipe de “Setembro”